segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ECONOMIZAR TEMPO, PRA QUÊ?

"Não perca mais tempo..."


São incontáveis as vezes que vemos esse tipo de título em peças publicitárias durante um dia, ou nas ruas, ou ouvimos essas coisas em conversas. Sua amiga dizendo: "não perca tempo com tal fulano". Seu chefe dizendo: "não perca tempo com detalhes, vamos faturar".

Mas, afinal de contar, estamos economizando tempo, pra quê?

A vida não é simplesmente esse exato segundo que você despende pra ler o que eu escrevi em algum segundo perdido no passado? Pois é, se não podemos esperar nada do futuro até que ele chegue, vamos passar uma vida economizando tempo em prol do que?

Hoje eu estava vendo um comercial onde uma moça passava uma tintura nos cabelos e ficava maravilhada porque agora podia fazer isso em apenas 10 minutos, enquanto antes demoraria 30 minutos. Oras, a maior paixão das mulheres é ir ao cabeleireiro e gastar horas lá fazendo qualquer coisa menos procedimentos estéticos. Elas querem mesmo é conversar, jogar conversa fora e papear sobre besteiras e coisas que no dia-a-dia parecem futilidades pelas quais ninguém quer perder o tempo em discutir. Então, pra que salvar 5 ou 10 minutos do seu tempo?

Alguém, pelo amor, vai chegar em casa 5 minutos mais cedo e dizer "nossa, agora minha vida está completa porque vou poder dormir por mais 5 minutos?". Não, né!

Então, acho que a questão é aproveitar cada segundo que utilizamos pra fazer coisas que nós achamos uteis e, mais que isso, passar a ver a utilidade de cada pequena coisa da nossa vida porque, afinal de contas, ninguém sabe porque está aqui e se vai mesmo ter alguma coisa pra fazer depois. Eu acho que o barato das coisas é o tempo e a energia que dispendemos com cada uma delas. A gente tem que considerar também que o tempo é alguma coisa muito subjetiva. Ok que exista algumas teorias pra definir o passar de um segundo: o movimento de um pêndulo num ângulo de X graus ou a distância percorrida pela luz no vácuo. Mas, por mais que no relógio os segundo sejam todos iguais, nós vemos o passar do tempo com outros sentidos e as vezes até nos desconectamos das formalidades da contagem.

Em resumo, ao menos que alguém deseje passar pela vida pensando só no que fará com o tempo que economizou, nós devíamos viver cada segundo e aproveitá-lo da melhor forma. Afinal, não adianta nada ter economizado muitas horas se, de uma hora pra outra, o nosso relógio da vida pode parar.

Nenhum comentário: